domingo, 19 de dezembro de 2010

Planejando as Promoções no Varejo - Parte 3

Estamos no terceiro artigo sobre como planejar de forma correta a publicidade de nossas empresas. Promover a empresa é coisa séria e, por isso, devemos saber a forma certa de atingir a quem possa estar interessado no nosso produto.


Pesquisas

Para descobrir como atingir nossa clientela, as pesquisas de mercado são indispensáveis. Podemos, perguntando para o nosso cliente, descobrir hábitos e preferências de consumo e, a partir daí, criar motivos para que a compra seja mais interessante para ele.

Vejamos algumas perguntas que podem ser realizadas e suas aplicações práticas nas promoções da empresa:
- Sexo e Idade:
     Determina os motivos (cores, modelos de prateleiras, decoração) da loja
- Bairro:
     Mostra onde deve ser realizada, com maior força, a panfletagem ou o som de rua
- Que tipos de produtos mais chamam a atenção na loja:
     Indica quais produtos devemos colocar nos encartes
- O que mais você procura quando vem à loja (qualidade, preço, atendimento, etc.)
     Demonstra qual a ênfase que se deve dar na hora da promoção

Por exemplo, se há maior número de clientes do sexo feminino, com idade entre 25 e 35 anos, casadas, que residem em um determinado bairro, se sentem atraídas por cosméticos e compram com você por causa do atendimento da sua empresa, essa é a base para a sua publicidade.

A sugestão é realizar um número mínimo de pesquisas, suficientes para uma amostragem eficiente. Há muitas fórmulas para se determinar a quantidade mínima, mas a orientação prática é pesquisar cerca de 10% dos consumidores que passam pela sua loja, independentemente de serem ou não clientes. Desta forma, o risco de se errar nas promoções ficará bem menor.


Estatísticas

As estatísticas são excelentes aliadas das promoções, porque determinam os períodos de maior e menor fluxo na empresa. Estudar os melhores períodos de vendas do mês e do ano, bem como os dias em que há maior fluxo de recebimento de vendas a prazo, pode elevar a eficácia da promoção, pois demonstram quando o cliente está disposto a gastar seu dinheiro com o nosso produto.

Devemos promover os produtos da empresa quando os clientes estão aptos a comprá-los. Por vezes, pensamos que início de mês é melhor para promover porque é período de recebimento de salários. Mas, se nosso maior público é da zona rural e recebe o valor da produção do leite no dia 15 de cada mês, teremos um fluxo maior de pessoas passando para pagar suas contas entre os dias 15 e 20, o que fará que uma promoção realizada no início do mês não tenha grandes resultados.

Portanto, mantenha registro diário das vendas realizadas, para ser possível realizar resumos mensais e anuais. Além disso, realize o mesmo controle para os recebimentos de vendas a prazo, para saber quando seus clientes estão pagando suas contas e quando você pode realizar promoções internas, por conta do maior fluxo de clientes na loja.

Para o próximo artigo, veremos quais os requisitos básicos de uma promoção eficaz. Aguardo você!

Abraços,

Um comentário: