Estamos no terceiro artigo sobre como planejar de forma correta a publicidade de nossas empresas. Promover a empresa é coisa séria e, por isso, devemos saber a forma certa de atingir a quem possa estar interessado no nosso produto.
Pesquisas
Para descobrir como atingir nossa clientela, as pesquisas de mercado são indispensáveis. Podemos, perguntando para o nosso cliente, descobrir hábitos e preferências de consumo e, a partir daí, criar motivos para que a compra seja mais interessante para ele.
Vejamos algumas perguntas que podem ser realizadas e suas aplicações práticas nas promoções da empresa:
- Sexo e Idade:
Determina os motivos (cores, modelos de prateleiras, decoração) da loja
- Bairro:
Mostra onde deve ser realizada, com maior força, a panfletagem ou o som de rua
- Que tipos de produtos mais chamam a atenção na loja:
Indica quais produtos devemos colocar nos encartes
- O que mais você procura quando vem à loja (qualidade, preço, atendimento, etc.)
Demonstra qual a ênfase que se deve dar na hora da promoção
Por exemplo, se há maior número de clientes do sexo feminino, com idade entre 25 e 35 anos, casadas, que residem em um determinado bairro, se sentem atraídas por cosméticos e compram com você por causa do atendimento da sua empresa, essa é a base para a sua publicidade.
A sugestão é realizar um número mínimo de pesquisas, suficientes para uma amostragem eficiente. Há muitas fórmulas para se determinar a quantidade mínima, mas a orientação prática é pesquisar cerca de 10% dos consumidores que passam pela sua loja, independentemente de serem ou não clientes. Desta forma, o risco de se errar nas promoções ficará bem menor.
Estatísticas
As estatísticas são excelentes aliadas das promoções, porque determinam os períodos de maior e menor fluxo na empresa. Estudar os melhores períodos de vendas do mês e do ano, bem como os dias em que há maior fluxo de recebimento de vendas a prazo, pode elevar a eficácia da promoção, pois demonstram quando o cliente está disposto a gastar seu dinheiro com o nosso produto.
Devemos promover os produtos da empresa quando os clientes estão aptos a comprá-los. Por vezes, pensamos que início de mês é melhor para promover porque é período de recebimento de salários. Mas, se nosso maior público é da zona rural e recebe o valor da produção do leite no dia 15 de cada mês, teremos um fluxo maior de pessoas passando para pagar suas contas entre os dias 15 e 20, o que fará que uma promoção realizada no início do mês não tenha grandes resultados.
Portanto, mantenha registro diário das vendas realizadas, para ser possível realizar resumos mensais e anuais. Além disso, realize o mesmo controle para os recebimentos de vendas a prazo, para saber quando seus clientes estão pagando suas contas e quando você pode realizar promoções internas, por conta do maior fluxo de clientes na loja.
Para o próximo artigo, veremos quais os requisitos básicos de uma promoção eficaz. Aguardo você!
Abraços,
A RENDER surgiu há cerca de 5 anos para prestar consultoria às empresas do Vale do Ivaí, no Paraná. Ao longo desse período, foram visitadas inúmeras empresas, dos mais diversos ramos de atividade. Nesse Blog, vamos conversar sobre as experiências adquiridas para que você, empresário, possa fazer seu negócio "RENDER" muito mais.
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Ótimo, a linguagem é simples e objetiva! Parabéns!!!
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