segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Planejando as Promoções no Varejo - Parte 4

Comentamos, até agora, sobre a importância do orçamento para publicidade na empresa varejista. Também foi mostrado que devemos canalizar os recursos do orçamento de acordo com as épocas fortes, dentro do ano. Por último, vimos que as pesquisas e as estatísticas nos dão maior segurança no tipo de publicidade e na escolha da promoção por público alvo.

Nesta última parte, trataremos dos requisitos básicos de uma promoção, o que ela deve conter necessariamento para ser, de fato, uma promoção de sucesso e quais os meios de divulgação mais apropriados para os diversos ramos de atividade do varejo.


Informações Essenciais

Uma promoção deve conter, sempre, as seguintes informações:
- Logomarca padronizada da empresa
- Título ou Slogan
- Produtos em promoção
- Preço normal e preço da promoção
- Prazos de início e de fim da promoção


Escolha dos Itens e Preparação da Loja para a Promoção

Não é necessário promover muitos itens, havendo sempre o perigo de causar poluição visual ou sonora na propaganda. Pensando numa loja de confecções, por exemplo, o ideal será promover, no máximo 5 a 7 itens (modelos). Já um supermercado ou uma loja de materiais de construção deve trabalhar com um universo um pouco maior, por ter muitos itens nas suas prateleiras.

Para escolher os itens a serem promovidos, pense em produtos que são mais vistos na sua loja e que, por isso, já atraem naturalmente os seus clientes. É o caso do óleo, no supermercado e do cimento ou do piso, na loja de materiais de construção.

Há indústrias que pagam para que o varejo promova seus produtos. Portanto, nunca deixe de conversar com seus fornecedores, para verificar como eles podem ajudar sua empresa na hora da promoção. Uma boa estratégia é abrir seu plano de marketing para o fornecedor, em uma reunião formal, e pedir apoio para as campanhas publicitárias previstas, promovendo, sempre com maior ênfase, tal parceiro comercial.

Preparar a loja para que esses produtos promovidos reflitam em aumento de vendas de produtos com maior margem, porém com menor giro, também é de importância fundamental para o sucesso da estratégia promocional. Disponha sempre os produtos promovidos de forma a fazer com que o consumidor perceba a necessidade do produto agregado a este.

Na prática, coloque um cinto, uma bolsa, ou outro acessório, próximo àquela calça que está no encarte da sua loja, para que seu vendedor tenha maior facilidade em oferecer o produto que se adapta às necessidades do cliente e que, de fato, fará com que você obtenha lucro. Outro detalhe: Abuse das vitrines, normalmente elas vendem cerca de 70% do que expõem.


Escolha da Mídia

Escolher a forma de divulgação também é uma tarefa importante. Para isso, devemos pensar no público-alvo, nas suas preferências e hábitos.

Se sua empresa vende produtos de baixo valor, normalmente seu cliente é o que está passando na rua naquele momento e precisa ser estimulado a comprar com você. Para esta situação, é ideal a panfletagem e o som de rua próximo à loja. Som na loja, promovendo os produtos, também é interessante, com o cuidado de não criar poluição sonora.

Panfletos e som de rua em bairros residenciais são interessantes, mas arriscados. Procure atacar mais quem está passando perto da sua loja.

O outdoor também é um recurso interessante para fazer a primeira chamada. Ele não mostrará tudo o que você tem a oferecer e, portanto, não o polua. Faça com que ele chame a atenção do consumidor, convidando-o para ir à loja, de forma atrativa, para ver o que está sendo promovido.

Realizar ligações para já clientes ou não clientes também pode funcionar, mas a ligação deve ser breve e objetiva, com o interesse apenas de convidar o cliente para vir à loja para ver as promoções.

Lembre-se também que você não está vendendo só o que está sendo promovido e que, portanto, seu funcionário é a principal mídia ou o principal promotor da empresa e, por esta razão, deve estar muito bem treinado para vender os produtos agregados aos promovidos, ou seja, aqueles que dão lucro de verdade.

Chegamos ao fim dessa sequência de artigos sobre promoções. Obviamente, o assunto não se extingue por aqui, já que devemos aprender sempre como melhorar a divulgação dos nossos produtos, para aumentar o faturamento e, consequentemente, o lucro. Porém, espero que as informações sejam úteis para você se preocupar um pouco mais com o gerenciamento das promoções que são realizadas na sua empresa.

Um feliz 2011, cheio de sucesso e prosperidade para você e para a sua empresa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário