Qual a maneira certa de divulgar minha empresa?
Quem já não deu patrocínio para uma festa da cidade, ou para aqueles sites que mostram sua logomarca, ou passou mensagens de fim-de-ano em rádios. Tem até aquela clássica: "Nossa empresa informa que está atendendo na Rua Tal, com os produtos X e Y, e a melhor equipe para satisfazer você e sua família".
De forma alguma essas formas de divulgação estão incorretas. Porém, para o varejo, é importante que a divulgação seja feita de forma a elevar o faturamento da empresa, já que sempre os nossos recursos são escassos. É preciso criar impacto imediato, para que o recurso gasto na promoção tenha maior possibilidade de retorno.
Para iniciar as atividades do blog, vamos comentar algumas dicas para aumentar a eficácia do recurso gasto com promoção e propaganda na sua empresa.
Hoje, falaremos sobre a preparação para a promoção, ou seja, a determinação do orçamento anual de propaganda.
Orçamento para Propaganda e Promoção
Uma condição básica para o plano de divulgação da empresa é definir o orçamento anual para propaganda e promoção, para que o gestor possa saber quanto tem de disponibilidade para gastar em suas campanhas.
A sugestão, para o varejo em geral, é de um investimento de 1% a 4% do faturamento bruto anual, sendo que alguns ramos precisam investir mais que isso, muitas vezes, para obter o retorno esperado.
As médias sugeridas por ramo de atividade, na prática, são:
- Lojas de Confecções, Calçados e Acessórios - de 2% a 4%
- Postos de Combustíveis - 1% a 2%
- Supermercados e Lojas de Materiais de Construção - 2%
- Setor de Alimentação (Bares, Restaurantes, Lanchonetes, etc.) - 2% a 4%
- Lojas de Departamentos, Móveis, Eletrodomésticos, etc. - 1% a 2%
Pensando assim, uma loja de confecções, que faturou R$ 500.000 em 2010 e que pretende elevar o seu faturamento para R$ 600.000 em 2011, deve fixar seu orçamento para campanhas publicitárias entre R$ 18 mil e R$ 24 mil neste ano, para ter maiores chances de chegar à meta prevista.
Outro exemplo é uma loja de materiais de construção, que teve um faturamento bruto total de R$ 3.000.000 (média de R$ 250.000/mês), e fixou o recurso para campanhas promocionais em 2% do faturamento. Seu orçamento será de R$ 60.000 para gastar em campanhas promocionais, no ano de 2011. Caso esse comércio queira elevar seu faturamento em 10%, a sugestão é que ele utilize o recurso de R$ 66.000 para o período.
No próximo artigo, conversaremos sobre a distribuição desses recursos dentro do ano, para concentrar, de forma adequada, o orçamento programado no período. Espero por vocês!
Abraços a todos.
Muito Bom o Conteúdo! São informações muito uteis, e que se encaixam na nossa realidade do varejo! A Parte mais complicada é colocar isto na cabeça de nossos empreendedores.rs
ResponderExcluirParabens pela iniciativa, e aguardo novas dicas e informações!