domingo, 2 de janeiro de 2011

Iniciando 2011 - Planejamento

Olá a todos ... Feliz 2011!!!

Na nossa vida, sempre que um ano se inicia, pensamos naquilo que fizemos e no que deixamos de fazer, prometendo que "esse ano será melhor que o ano passado", que "não cometeremos os mesmos erros", coisa e tal.

Em uma empresa as coisas funcionam praticamente da mesma forma. Porém, é preciso levar o "plano" um pouco mais a sério, analisando se, de fato, poderemos atingir os objetivos propostos.

Por isso, nessa primeira sequência de artigos de 2011, trataremos sobre o Planejamento Estratégico, que nada mais é que uma forma de fazer a organização (empresa, setor público, associação, etc.) interagir com o ambiente onde ela se encontra e trabalhar de forma ordenada para atingir seus propósitos, estabelecendo metas, prazos, responsáveis e medindo os resultados obtidos, tudo isso de acordo com o negócio da empresa, suas pretensões para o futuro e suas crenças.


Primeiro Passo: Colocar tudo no Papel

Imagine que você irá realizar uma reforma em casa! Qual o primeiro passo?

Acredito que a sua resposta tenha sido: Tirar as medidas do local da reforma, tomar papel, régua, lápis e borracha e começar a desenhar, para reduzir os possíveis erros, senão a zero, próximos disso.

Da mesma forma, em nossos negócios, devemos colocar as coisas no papel para reduzir, senão zerar, as possibilidades de fracasso de nossas estratégias já que, no dia-a-dia, nos esquecemos de muitas coisas, pois estamos rodeados a todos os momentos de informações novas e complexas e somos incapazes de absorver tudo.

Há empresários que dizem assim: "Tenho tudo aqui, na cabeça". Mas, normalmente, são os mesmos que reclamam da falta de comprometimento dos funcionários com a empresa, não sabem para onde está indo o dinheiro que passa pela conta corrente, dizem não ter tempo para tirar férias e não conseguem transmitir seus negócios para os filhos, ficando, na maioria das vezes, sozinhos e, após alguns anos, cansados, fecham suas empresas.

Ou seja, escrever o plano e divulgá-lo na empresa não significa somente lembrar do que pensamos, mas, principalmente, fazer com que as pessoas que colaboram para que o sucesso da empresa aconteça, fiquem sabendo quais os rumos que o negócio tomará para o período estabelecido.

Portanto, ter os tópicos do planejamento estratégico, que trataremos nas próximas semanas, escritos e divulgados em local de fácil visualização é uma premissa básica para que consigamos atingir as metas definidas e também de lembrarmos, a nós e a nossos colaboradores, quem somos e pelo que nossa empresa luta.

Na próxima semana falaremos sobre as técnicas para realizar a análise do ambiente em que a empresa está inserida.

Até lá!!!